santa-bebiana-covilha-paul-celinaporai.jpg

"Quer chova, quer neve, quem tem sede bebe!" este é o lema da Santa Bebiana, uma festa profana realizada no Paul (Covilhã), no primeiro fim-de-semana do mês de dezembro.
Ora, dado que é uma festa profana, na realidade não existe uma Santa como estamos habituados a ver, aqui a Santa é um pipo que vai em cima de um andor. Mas existe procissão? Sim, existe.


Mas antes de mais pormenores vamos à sua história. Sim, a Santa Bebiana no Paul tem uma longa e antiga história, tão antiga que não se sabe ao certo quando começou.


A Santa Bebiana é a padroeira do vinho e, antigamente, era festejava pelos pastores e agricultores. Não há registos, por isso o que se sabe foram os mais idosos que contaram: os pastores colocavam chocalhos à cintura e festejavam junto às pipas de vinho. Após isso, faziam uma ceia, havia um sermão e rezavam o Pai Nosso dos Bêbados. Mais recentemente, em 2005, a Casa do Povo do Paul reuniu todas as informações e recriou a festa. Podes ler a história na página da Santa Bebiana no Facebook na secção "Sobre > História".


A festa realiza-se em três dias: sexta, sábado e domingo, onde, no sábado, existe sempre uma procissão seguida de sermão, com início marcado para as 22h.
Há cada vez mais pessoas a participar na procissão.


Este ano a festa realizou-se nos dias 29, 30 e 1 de dezembro. Quem me acompanhou através dos Instagram Stories viu um pouco do que se passou na Santa Bebiana. Quem não me acompanhou ainda pode ver, deixei tudo destacado com o nome "Santa Bebiana" em @celinaporai e fiz uma publicação, que podes ver aqui.


Quem não conhece ou nunca participou recomendo a marcarem na agenda o primeiro fim-de-semana do mês de dezembro e a seguirem a página no Facebook da Santa Bebiana. É um evento que recomendo, principalmente a procissão e o sermão.

Deixo aqui algumas fotos da autoria de Luis Agostinho:

[slideshow]https://c5.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Be918a882/21635213_ZZqvU.jpeg,https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B01184564/21635214_KaSZ2.jpeg,https://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bd617dde9/21635215_EbDE9.jpeg[/slideshow]


Já conhecias esta festa? Este ano contou com a participação dos Caretos de Podence. Darei a conhecer a história deles na próxima publicação.

* Créditos da foto incial aqui.

A minha alimentação nunca foi de todo vegetariana

a-minha-alimentacao-celinaporai.jpeg

Há muito que como carne, peixe, ovos, leite, etc... mas sempre notei que não consumo as quantidades "normais" que as outras pessoas consomem. Quanto estive no meu peso máximo comia muito, mas muito mesmo e, na maioria das vezes eram somente porcarias.

Certo dia subi para a balança e decidi que não iria passar daquele peso. Comecei a comer algumas coisas que não gostava: alface, tomate, cenoura, sopas no geral, entre outras coisas. O meu consumo de carne diminuiu e, agora que penso ser o auge da informação onde se fala tanto sobre alimentação, comecei a analisar as minhas refeições, a maioria dos dias não toco sequer em carne, peixe ou derivados.

Algumas pessoas já me questionaram se sou vegetariana e, quando respondo, obtenho sempre outra pergunta que inclui algo como "mas pretendes ser?". A minha resposta é sempre a mesma: tenho uma alimentação igual à dos meus antepassados. Eles viviam no campo e comiam aquilo que tinham semeado. Dias de festa havia sempre carne. Assim sou eu. Não irei de todo deixar de comer carne e, quando me refiro a carne, estou a referir-me a porco, frango e peru, são os únicos que como, quando como... Sinto falta de carne? Não propriamente, mas não acho que seja necessário de todo retirar isso da nossa alimentação. Uma redução valente penso ser suficiente (por agora).

Confesso que me faz confusão ver pessoas que comem diariamente carne ou peixe em todas as refeições do dia. Faz-me ainda mais confusão quando vejo que essas pessoas viveram numa época em que carne era somente em dias especiais. Não há necessidade disso. Parece-me que querem recuperar o "tempo perdido" de quando não podiam comer por não haver dinheiro ou, quando comiam, tinham que dividir por não sei quantos irmãos. Faz-me ainda mais confusão quando me dizem que o padrão de pessoa saudável é aquela que é gorda, pois o magro "tem cara de fome"... não, está tudo errado. Não é assim que funciona.

Portanto, a minha alimentação nunca foi de todo de "pessoa normal" (entenda-se por isso os padrões de que se come carne em todas as refeições do dia e, todos os dias) e nunca foi de todo vegetariana, por isso, digamos que estou assim num meio termo.

* Créditos da foto aqui.

Pincéis UBU e Maquilhagem nova da Revolution!

celinaporai-revolution-pinceis-1.jpg

Como quase todos os fins de semana, no passado sábado fui fazer umas comprinhas. Entre algumas roupas, comprei maquilhagem. Fui à Well's e comprei três pincéis e duas paletas, uma para olhos e outra para rosto.
A minha maquilhagem sempre foi bem básica, embora tenha quase de tudo em casa, base, etc... No meu dia-a-dia coloquei sempre delineador preto e batom. Somente isso? Sim. Nunca fui muito de colocar base, corrector de olheiras, blush, bronzer, highlighter, sombras, rímel, pó compacto... nada disso. Porém, há uns tempos conheci um canal e tenho-me "colado" a ele. É o canal da Joana Gentil e não é que eu adoro aquela menina? Acho que ela é super engraçada e, com isso, torna os seus vídeos super fáceis de visualizar. Quem me conhece sabe que nunca segui nenhum youtuber seja do que for. Utilizava o Youtube apenas e só para ouvir música, ver videoclips ou ver aqueles vídeos engraçadas com partidas ou fails. Há uns dias, sem nada para fazer, estava a fazer scroll down na minha página inicial do Youtube. Vi que surgiram algumas youtubers e até vi alguns vídeos. Quando vi o primeiro vídeo da Joana adorei e rapidamente vi mais uns quantos. Ela tem imenso jeito para "a coisa".
Pois então, com tanto vídeo a experimentar maquilhagem despertou-me aquele "bichinho" e, aproveitando que vou sempre fazer comprinhas no fim de semana, passei pela Well's para comprar novos pincéis (os meus já estavam velhos e já nem sei onde os comprei) e umas paletas. Confesso que tinha paletas em casa que já me tinham oferecido até quando era mais jovem, mas são paletas que eu olhava e imediatamente dizia "NÃO!", tinham muitos azuis claros, verdes, rosa choque, definitivamente, não. Eu sou mais de tons "discretos", rosa velho, castanho, preto. Nada que seja BAAAM, se é que me faço entender. Pois que, comprei a paleta para rosto da Revolution e outra para os olhos. Os pincéis que comprei são da UBU - Urban Beauty United. Estou a adorar! Sábado mal cheguei a casa, foi somente o tempo de fazer as fotos e corri logo para experimentar! Domingo utilizei de novo e, hoje cá estou eu, toda bonita em modo boneca. Quem me acompanha pelo Instagram viu que publiquei sábado nas histórias duas fotos com uma make feita com os produtinhos que tinha comprado.
Deixo umas fotos que fiz assim que cheguei a casa:

[slideshow]https://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bd81877f8/21619032_4od8F.jpeg,https://c7.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B4b175041/21619033_hvcCG.jpeg,https://c9.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B6c17a349/21619034_Z2dra.jpeg,https://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B4b17e5a3/21619035_wWI5d.jpeg,https://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/Bd91883c0/21619036_O6ZoY.jpeg,https://c4.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B501716ee/21619037_PCYD2.jpeg,https://c2.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/B2e184938/21619038_33MwA.jpeg[/slideshow]

O resultado? Passa pelo meu Instagram. Lá coloco todas as fotos! Procura por @celinaporai
Obrigado Joana por me "influenciares" ahah Aí está o verdadeiro significado de influencer! "Por causa de ti" agora estou com a "mania" das makes.

Provei a pizza vegan da Telepizza

telepizza-vegan-celinaporai.PNG

No início da semana passada fiz uma publicação aqui sobre uma pizza vegan que pode ser encontrada na Telepizza. O meu namorado apeteceu-lhe comer uma pizza em casa e assim foi. Uma pizza médica ficaria por pouco mais de 15€ e com um promoção que tinham em vigor no dia de ontem, na compra de duas pizzas até 5 ingredientes, ficaria por pouco mais de 17€. Como o desejo de pizza era grande optámos por encomendar duas com a tal promoção, pois compensava.

Quando comemos uma pizza da Telepizza costumamos (como quem diz quase sempre) pedir a Crispy Bacon e, quando estava a fazer o pedido através do site, lembrei-me que poderia pedir para, pelo menos, provar. E assim foi. Por acaso ontem até demoraram mais do que o habitual a entregar a pizza... e a fome só aumentava.

Eis que chegou e provei. Bem, a ansiedade de provar aquele queijo vegan era grande e a fome ainda mais que quando dei por mim já estava a terminar a última fatia e não me tinha lembrado de tirar uma fotografia para vos mostrar. Que pena...

Pedi metade de uma pizza vegan a gosto e adicionei cogumelos, azeitonas e ananás. Existem mais ingredientes que se podem escolher mas achei que essa combinação seria perfeita e, também não me queria "esticar" muito na escolha de ingredientes porque quanto mais escolhemos, mais pagamos.

O queijo é muito cremoso e tem um sabor diferente mas que pode ser facilmente confundido com qualquer tipo de queijo. Não sou apreciadora de queijos e, somente há cerca de 10 anos é que comecei a comer mozzarella e cheddar. Nos restantes queijos nem toco. Voltando à pizza, adorei. O problema começou a surgir algum tempo depois. Comecei a sentir um pouco de azia que foi aumentando gradualmente. Não posso afirmar que foi daquela pizza, pois também comi da crispy bacon e bebi pepsi.

Numa próxima ocasião irei provar somente a pizza vegan para ver se acontece o mesmo.

A minha opinião:

A pizza é muito boa e o queijo muito cremoso e saboroso. Recomendo até para quem não se considera vegan.

E vocês já provaram essa pizza?

Restaurante O Pataco na Covilhã

Após convite de um amigo eis que fomos jantar a um restaurante na Covilhã que me era completamente desconhecido. O nome é O Pataco.

É um restaurante simples e, além de nós, tinha chegachegadofo um casal também para jantar. Achei um pouco estranho dada a quantidade de mesas disponíveis haver apenas duas com pessoas. Escolhemos o que iríamos jantar e gostei. Deixo uma foto do meu prato:

IMG_20191109_204336472.jpg

A nossa refeição incluiu, entradas, sopa, prato, sobremesa, bebida e café. O total ficou a 13,50€ por pessoa!

Fui jantar ao Mr. Cone na Covilhã

29543112_1658802470870961_3397519740989797955_n.pn

Há muito que tinha visto que havia um novo conceito de pizza na Covilhã: o Mr. Cone. Mas de onde surgiu essa ideia? Alisson Rodrigues e Juliana Nunes são um casal brasileiro que atravessou o oceano para a cidade da Covilhã. A escolha desta cidade deveu-se à universidade, Alisson pretendia melhorar as suas qualificações e Juliana pretendia trabalhar. Após uma análise surgiu a ideia de criar esse novo conceito na cidade: uma pizza no formato de um cone.

59826516_2206784262739443_2770140707761946624_n.pn

Na semana passada fomos fazer uma visita e provar essa pizza num formado um pouco incomum. O menu inclui um cone, um acompanhamento e uma bebida. O valor mínimo (depende do cone escolhido e da bebida) fica a 3,95€. No nosso caso, pedimos um menu com um cone de fiambre, coca-cola e pão de alho e, o outro menu, cone de bacon, coca-cola e batata frita. O total da nossa refeição ficou por 10,90€.

Podes ver algumas fotos da apresentação dos cones na página do Facebook (de onde foram retiradas as imagens anteriores). Deixo aqui algumas fotos e a fatura com o valor que pagamos.

cone-1-mr-cone-covilha.jpeg

cone-2-mr-cone-covilha.jpeg

fatura-mr-cone-covilha.jpeg

Opinião:
O conceito é bom e, inicialmente pensámos que poderia não ser a quantidade de comida ideal, porém, não é bem assim. Um cone com os acompanhamentos foi suficiente. O sabor o cone era delicioso.
Considero este jantar bom e barato.
RECOMENDO!

Consegues adivinhar o nome destes 20 bolos?

nomes-bolos-portugal-celinaporai.jpeg

Estando a ver as novas publicações no Facebook algo me despertou interesse. Era uma notícia da MAGG e o título dizia: "Só um verdadeiro "tuga" é capaz de acertar no nome destes 20 bolos de pastelaria". Ora, como sou apreciadora de bolos e nunca me deixo ficar sem participar perante um desafio destes, eis que entrei rapidamente na página. Após algum texto surge uma pequena janelinha com um quiz. São 20 imagens de bolos e temos 4 opções de resposta. Sim, acertei os 20 e não, nunca comi todos. Um dos meus bolos preferidos está ali, é o pampilho.

Por falar em pampilhos, agora apetecia-me um. Aqui onde moro não há, ou pelo menos nunca encontrei mas, numa das próximas viagens sei que os encontrarei. Obviamente que terei que comer um, é mais forte do que eu!

Quanto deu o resultado do teu quiz?

As mariolas: sabes o que são e para que servem?

A propósito da publicação que fiz ontem no Instagram ( @celinaporai ) lembrei-me que poderia ser um bom tema para colocar aqui no blog. ...